Saiba como posicionar a sua marca nas mídias sociais

Independentemente do tamanho da empresa — seja ela de pequeno, médio ou grande porte —, hoje em dia nenhuma delas pode se dar ao luxo de estar fora das mídias sociais. Estar presente em sites como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn é essencial para posicionar marca corporativa de forma consolidada e para uma boa estratégia de marketing digital.

As mídias sociais permitem que a empresa atinja um grande público com um baixo custo e o principal para ter sucesso nessa estratégia é interagir e oferecer conteúdo que auxilie seus clientes. Para posicionar a marca corretamente nessas mídias, é preciso conhecer bem o seu público-alvo e elaborar uma estratégia ampla que converse verdadeiramente com o seu cliente ideal.

Como escolher a mídia social mais adequada

Um erro comum cometido pelos gestores é acreditar que o seu negócio deve ter um perfil em todas as mídias sociais mais conhecidas. O ideal é que a empresa esteja presente e atuante somente nas redes que fazem sentido para a área de seu negócio.

Imagine uma empresa que venda serviços corporativos para outra empresa, como uma firma de contabilidade, por exemplo. Ela somente perderia tempo estando no Instagram, que é uma rede social muito mais visual e ótima para impactar o consumidor final, mas não outras empresas. Dessa forma, os esforços seriam melhores aproveitados se a empresa tivesse apenas um perfil no LinkedIn e outro no Facebook.

Da mesma forma, uma loja de roupas para adolescentes não tem motivos para gastar esforços com o LinkedIn. O ideal é que ela invista seu tempo e trabalho no Instagram para produzir conteúdo visual e relevante para seus clientes.

Como produzir um bom conteúdo para posicionar marca

Depois de selecionar as mídias sociais que fazem sentido para seu negócio, é importante produzir bons conteúdos. Independente das mídias, existem parâmetros universais que o auxiliam nesse objetivo.

Auxilie seu cliente

Pense nas necessidades que os seus clientes possuem, quais são as principais dores, onde estão na jornada de compras e como você pode auxiliá-los. Produza o conteúdo no intuito de ajudar seu cliente, não apenas para vender um produto ou serviço.

Utilize imagens originais e de qualidade

Seja cuidadoso ao selecionar as imagens que acompanham os posts. Elas são a primeira impressão de qualquer conteúdo publicado que seus clientes terão. Se as imagens forem de baixa resolução ou pouco atrativas, eles não vão nem ler o conteúdo, não vão clicar no link e você terá uma oportunidade perdida. Também é sempre bom conferir as dimensões ideais de imagem para cada rede social, o que dá um aspecto mais profissional para suas publicações.

Interaja com o cliente

Após publicar um update, você começa a receber imediatamente o feedback de seus clientes e seguidores. Interaja com eles na seção de comentários e responda às perguntas enviadas por inbox. Mas lembre-se: antes de ser um vendedor, auxilie o cliente a solucionar seus problemas. Isso ajuda a posicionar a marca e faz com que você seja visto como um consultor no qual o consumidor passa a confiar.

Conte com uma equipe especializada

Gerenciar as redes sociais, publicar posts de qualidade, responder e interagir com os clientes demanda tempo e esforço. Além disso, se feito de forma incorreta, a marca não será bem posicionada. Por isso, é bom contar com uma equipe especializada nessas tarefas.

Com essas dicas você já pode iniciar uma boa estratégia para posicionar marca corretamente nas mídias sociais e obter sucesso. Agora, compartilhe nos comentários: qual a rede social você acredita que faz mais sentido para seu negócio e por quê?

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