Como melhorar a queima de estoque em lojas de roupas?

É muito comum que os gestores lancem mão da queima de estoque em lojas de roupas, especialmente entre as mudanças de estações ou com o lançamento de novas tendências. Porém, a solução não deve acontecer de qualquer forma, sem atenção ou estratégia. Ela será ótima para a sua loja se tiver um bom controle e se for muito bem planejada.

Em períodos considerados de baixa venda, as ideias para esvaziar o acervo são frequentes: o intuito é sempre incentivar o consumo para melhorar seu fluxo de caixa e diminuir custos. O único problema é não seguir boas táticas e iniciar a liquidação sem fazer a adequada análise de preços e margens de lucro.

Este post apresenta dicas para ajudar você a fazer uma queima de estoque em lojas de roupas mais segura e obter sucesso com tal ação. Vamos lá?

Capriche no planejamento

Coloque no papel qual o principal objetivo da sua queima de estoque. Avalie quais os produtos e o volume que pretende eliminar das prateleiras e de seu acervo.

Depois disso, faça um inventário com os produtos, suas especificações e quantidades exatas. Essa etapa pode ajudar em vendas combinadas — por exemplo, o conhecido “pague 1 leve 2” ou “leve a segunda peça pela metade do preço”.

Analise os descontos possíveis a ofertar

É preciso criar um bom plano de vendas. Será melhor dar descontos em peças únicas ou aplicar o desconto progressivo? O desconto progressivo é aquele em que quanto mais peças o cliente levar, mais desconto ele adquire. Pense sobre suas margens de lucro antes de abater no valor das peças.

Apresente a proposta à sua equipe

Com o seu plano de vendas organizado, deixe sua equipe de venda por dentro dos objetivos da loja. Qual a proposta? Quais os produtos que participarão? Como funcionarão os descontos e as opções para negociar com o cliente? E quais as expectativas finais?

O vendedor precisa estar muito ciente da importância do trabalho dele diante de uma queima de estoque em lojas de roupas.

Defina prazos

Não pense em promoções sem período definidos. Uma boa ação de mercado deverá ter seu começo e fim acertados previamente. Isso fará com que você não perca o controle, além de despertar nos clientes a sensação de compra imediata.

Após a data apontada como o término da promoção, as pessoas não terão mais acesso às peças pelo mesmo preço e condições antes encontradas no estabelecimento.

Faça uma boa divulgação

Os clientes mais fiéis à loja devem saber antecipadamente acerca da queima de estoque. Isso contribui para manter a fidelização. Os chamados “fregueses” podem ser os responsáveis pela divulgação boca a boca, trazendo mais clientes para sua loja.

Faça o contato usando as informações de cadastro, e aproveitando SMS, e-mail, entre outros. Utilize-se também da internet para divulgar: se a sua loja tiver site ou página em redes sociais, propague as ofertas por meio de cartazes online ou posts especiais.

Os cartazes físicos também funcionam. Quem passa pelas ruas e vê uma oferta anunciada em uma peça de  publicidade bem feita e informativa tem grandes chances de entrar na loja para conferir.

Tenha uma boa vitrine

Um destaque especial para a vitrine é essencial. Sua queima de estoque deve estar visível a quem tem interesse pelo que é oferecido em seus mostradores e espaços.

Mas cuidado com a bagunça! Excesso de cartazes e cores chamativas demais podem confundir os clientes. Deixe a promoção harmonizada com a identidade visual da loja e o período em que se encontra (datas comemorativas, por exemplo). Seja criativo.

Essas dicas serão bastante úteis ao organizar uma boa queima de estoque em lojas de roupas. Aplicadas a um bom sistema de gestão, tem tudo para dar certo!

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