9 qualidades essenciais dos profissionais de vendas

As mudanças de comportamento no mercado consumidor têm feito com que os clientes se tornem a cada dia mais exigentes, não apenas em relação aos produtos e serviços que pretendem adquirir, mas também no que diz respeito ao atendimento que receberão por parte dos profissionais de vendas.

A pergunta que deve ser feita pelos profissionais de vendas é: quais são as características que contribuirão para que eu me torne um vendedor acima da média? O que devo desenvolver em minha profissão que fará com que eu me torne um excelente profissional e me destaque dos demais?

Na tentativa de responder a esses questionamentos, citaremos 9 qualidades importantes que os profissionais de vendas devem possuir. Confira!

1. Paixão pelo que faz

Ninguém é bem-sucedido se não for apaixonado por aquilo que faz. Ou seja, os profissionais de vendas devem amar o exercício da sua atividade. Isso significa não encarar seu trabalho apenas como “vender”, mas como a oportunidade de contribuir para a realização dos sonhos e desejos das pessoas.

A princípio parece soar meio poético, mas deve ser encarado dessa forma. Se um vendedor enxerga a sua atividade apenas como um fardo, dificilmente ele será bem-sucedido.

2. Motivação

motivação é uma das principais características de um vendedor. Muitas vezes, em seu ofício, o vendedor vai enfrentar dias em que as vendas não ocorrem com tanta facilidade e as metas ficam longe de ser alcançadas.

Independente das circunstâncias, o vendedor pode e deve ter uma visão otimista, pois só assim ele conseguirá reunir forças e desempenhar sua função, sempre em busca de resultados melhores. Do contrário, um vendedor desmotivado não via atingir seus objetivos.

3. Atitude

Também relacionada à motivação, a atitude é um dos principais fatores que determinam os resultados do vendedor. Não adianta ter motivação se ela não for demonstrada em uma ação concreta. Nesse sentido, é possível diferenciar os bons vendedores dos maus.

Basta observar a atitude de cada um deles em meio a uma crise nas vendas. O bom vendedor vai arregaçar as mangas e, usando todos os seus argumentos, fará de tudo para alcançar os primeiros lugares no ranking de vendas. Para ele, a crise pode ser driblada com criatividade e iniciativa.

4. Conhecimento técnico

Durante o processo de vendas, há momentos em que a persuasão não é suficiente para concretizar o negócio. O cliente deseja ouvir do vendedor quais serão as principais vantagens na aquisição do produto.

No entanto, para que o vendedor fale com propriedade sobre o artigo que está sendo adquirido, é necessário que tenha estudado suas características. Esse é um diferencial competitivo para os profissionais de vendas.

Durante a argumentação com o cliente, o conhecimento poderá ajudar a sanar todas as dúvidas e fazer com que o cliente seja convencido a adquirir o produto. É claro que isso requer que o vendedor tire um tempo para estudar o manual, caso tenha, ou busque informações relevantes que demonstrem as qualidades do produto em si.

5. Proatividade profissional

Um vendedor que deseja estar acima da média não espera que seu chefe estabeleça metas de vendas. Ele adota uma abordagem proativa e determina objetivos desafiadores para si mesmo.

Além disso, se certifica que suas metas são específicas, motivacionais, realizáveis e relevantes para a sua situação individual. Como um profissional de grande iniciativa, visualiza seu alvo, determinando o que deve ser feito diariamente para atingi-lo.

6. Interação eficiente com os clientes

É preciso formular perguntas adequadas para identificar completamente as necessidades de clientes e as soluções mais adequadas para atendê-las. Tendo isso em mente, o vendedor deve estar ciente de que a maneira mais eficaz de apresentar o seu produto é descobrir os anseios do cliente, suas preocupações e hesitações.

A única forma de conseguir isso é por meio do estabelecimento de uma interação que leve o cliente a considerar seriamente a solução oferecida.

Além disso, manter o contato com os clientes após a realização das vendas é essencial para fidelizar e promover recompras. Se a comunicação for regular, tanto melhor. Mensagens de agradecimento e aniversário, por exemplo, podem ser muito úteis para a retenção de clientes. Por isso, os bons vendedores estão sempre buscando maneiras novas e criativas de manterem o negócio e a marca na mente das pessoas.

7. Profissionalismo

Para aumentar seu desempenho, os profissionais de vendas devem ser assertivos, resilientes e aplicados em suas funções. O hábito de começar a trabalhar mais cedo que os demais colegas é algo comum entre os melhores vendedores.

Como evitam o desperdício de tempo e a procrastinação, tendem a fazer mais chamadas de vendas, interagir com mais pessoas e realizar muitas apresentações de produtos. Desse modo, o profissionalismo e a maior quantidade de oportunidades criadas contribuem para vender mais.

Novos obstáculos surgem diariamente. O que um vendedor faz quando confrontado com as dificuldades é determinante para o seu nível de sucesso. Bons vendedores — seja qual for o segmento em que atuam —, são aqueles que superam qualquer barreira. Eles não admitem a derrota, sempre buscam novas formas de resolver problemas, são tenazes e se recusam a desistir.

8. Capacidade de ouvir

Ao contrário do que muitos pensam, ser um bom orador não é a principal característica de um vendedor. Profissionais bem-sucedidos são aqueles que compreenderam que os clientes vão lhes dizer tudo o que precisam saber, se for dada a oportunidade certa.

Eles conhecem o valor do silêncio. Compare isso aos vendedores medianos que sobrecarregam os clientes com inúmeras informações ditas ao mesmo tempo, e ficará evidente a importância de saber ouvir.

9. Excelentes apresentações de produtos

Atualmente, como são muito bem-informados, os clientes costumam basear suas decisões de compras sobre a proposta de valor apresentada pelo vendedor. Um bom profissional sabe como apresentar esse valor de acordo com as especificidades de cada cliente que atender.

No entanto, um erro comum entre vendedores de baixo desempenho é acreditar que o preço de um produto é o único elemento determinante para a compra. Os bons vendedores, ao contrário, sabem que o mais importante é o valor percebido pelo cliente e, por isso, trabalham duro para aperfeiçoar cada apresentação.

Sobretudo, bons vendedores não nascem prontos. São formados ao longo dos anos. As qualidades citadas acima podem ser desenvolvidas, basta que haja determinação e vontade de vencer.

O que achou deste artigo? Para você, qual é a principal qualidade dos profissionais de vendas? Deixe um comentário!

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