Entenda os processos para abrir uma pequena empresa

Seu sonho é abrir uma pequena empresa? Pois saiba que você não está sozinho! O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo.

De acordo com rankings renomados como o Approved Index e o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), centenas de milhares de empresas são abertas todos os anos no país. Por outro lado, apesar de termos o empreendedorismo no sangue, o Brasil ainda é um país muito atrasado quando o assunto é a burocracia para a abertura do negócio.

Além dos inúmeros registros, ainda é preciso de quase um trimestre para regularizar completamente a situação. Por isso, muitos aspirantes a empresários enfrentam problemas nesse momento.

No post de hoje, vamos mostrar alguns processos necessários para abrir uma pequena empresa. Continue acompanhando!

Questões burocráticas

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa definir o modelo empresarial — como, por exemplo, uma EIRELI, uma Sociedade Empresarial Limitada ou até o MEI.

Nessa etapa, já é bom preparar os documentos necessários, como o RG, o CPF, a certidão de casamento e o comprovante de residência dos sócios e do administrador.

Depois de ter definido o modelo e com os documentos em mãos, o gestor elabora o contrato social, que deve ser feito com o suporte de profissional habilitado, advogado ou contador. Nesse documento, questões importantes são definidas, como o valor do capital social, a sede, entre outros.

Com o documento assinado pelos sócios e pelo advogado, é o momento de registrar a empresa na Junta Comercial do Estado.

Mas não termina por aí: ainda falta fazer o cadastro junto aos outros órgãos do governo, como a prefeitura, o INSS e o FGTS, além de registros específicos para a sua área (se for o caso).

Questões tributárias

Bom, o primeiro passo para a abertura do seu negócio foi dado, mas isso não significa que está tudo terminado. Agora é chegado o momento de fazer o planejamento tributário do seu negócio.

Nesse momento, é importante contar com o suporte de um profissional da área contábil, afinal, ele determinará a melhor forma de você pagar os seus tributos — o que pode reduzir bastante a carga.

Basicamente, existem três regimes de tributação: o lucro real, o lucro presumido e o Simples Nacional. Qual deles é o melhor? A resposta mais clara seria o Simples, principalmente se considerarmos os pequenos negócios, certo? Não é bem assim.

Dependendo do tipo de empresa e da previsão de crescimento, algumas isenções só são concedidas para empresas que trabalham nas outras formas de tributação. O ideal, portanto, é contratar um especialista.

Questões mercadológicas

Por fim, temos ainda as questões mercadológicas — é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado antes de abrir a sua empresa! Na verdade, isso deve ser feito antes mesmo de você tirar a ideia do papel.

Alguns pontos que devem ser avaliados, por exemplo, são: o perfil da clientela, os players do mercado, o local do estabelecimento (principalmente no varejo), entre outras questões.

Assim, você saberá exatamente quais serão os passos que precisam ser dados para garantir a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

Além da pesquisa, você também deve pensar em estratégias de marketing de inauguração antes de abrir uma pequena empresa. A sorte do pequeno empreendedor é que, hoje, é possível investir nas ações de marketing digital muito mais baratas do que o marketing tradicional, mas também com um excelente ROI (Return On Investiment). Redes sociais, marketing de conteúdo e links patrocinados, por exemplo, são uma solução.

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