Poluição visual em lojas: como evitar isso?

Sabe quando determinado local ou espaço é tomado por um excesso de informações, atrapalhando a compreensão da mensagem que deveria ser passada? Isso é consequência da chamada poluição visual.

Quando um ambiente está muito carregado de cores, luzes, detalhes, etc. ele está visualmente poluído. Principalmente quando falamos sobre a fachada ou vitrine de uma loja, isso é bastante prejudicial.

Essa poluição pode ter origem tanto na grande quantidade de produtos, que acabam ficando desorganizados, quanto no exagero no uso de cartazes, banners, displays e luzes, entre outros recursos.

Para ajudar você a manter sua loja livre da poluição visual, o post de hoje fala mais sobre o assunto, mostrando suas consequências e possíveis soluções. Continue a leitura!

Quais são os efeitos negativos da poluição visual?

Muitos lojistas acreditam que, para uma vitrine ser atraente, é preciso expor de uma vez só o maior número de produtos possível. Entretanto, esse é um grande engano!

Quando a fachada de uma loja está muito carregada e com informações em excesso, a tendência é que ela seja ignorada pelas pessoas. Isso acontece porque esse exagero gera um certo desconforto visual, uma vez que não há um foco que direcione o olhar.

Se a vitrine não seguir uma lógica de organização, os clientes não vão conseguir diferenciar o que é  produto e o que é decoração. Como resultado, a vitrine não consegue cumprir seu objetivo de chamar a atenção para as qualidades do produto e da loja.

Como evitar a poluição visual na loja?

Para que a venda aconteça efetivamente, é preciso criar um ambiente propício a ela — e a organização correta é uma grande aliada nessa tarefa.

Existem algumas medidas simples que podem te ajudar a fugir da poluição visual e direcionar o olhar cliente para o que é realmente importante. Confira abaixo:

Use a regra dos terços

Simples e funcional, a regra dos terços basicamente diz que é preciso deixar pelo menos 1/3 de espaço vazio na hora de, por exemplo, organizar a vitrine de uma loja.

Esses espaços geram o chamado respiro, que nada mais é do que uma técnica usada para agregar valor aos espaços que estão preenchidos, ajudando a destacar somente o que precisa estar em evidência. Assim, o espaço ao redor confere um status de exclusividade aos itens que estiverem expostos.

Selecione os produtos que serão expostos

Antes de montar o ambiente, selecione todos os produtos que serão expostos, sempre levando em consideração o espaço disponível. Deixe em evidência os produtos mais importantes e organize o ambiente de maneira harmoniosa.

Além disso, é sempre muito importante ser conciso e claro nos seus anúncios e informativos, pois eles também podem provocar poluição visual.

Crie sua identidade visual

A identidade visual da sua loja reflete a filosofia da marca. Para consolidar-se com personalidade e estilo próprio, a ajuda de um profissional pode ser bem-vinda.

Fotografe o ambiente depois de montado

Depois de organizar e decorar tudo, tire uma foto do ambiente. Isso vai ajudar você a ter uma visão mais precisa do resultado.

Analise a imagem com atenção, verificando se todos os elementos são realmente necessários ou se há qualquer tipo de excesso gerando poluição visual. Fique atento, pois detalhes visuais como esse podem ser um fator determinante para aumentar o seu faturamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre poluição visual, ficou mais fácil identificá-la, não é mesmo? Se você quiser mais conteúdo como o de hoje, siga-nos no Facebook e Twitter e acompanhe nossas novidades pelas redes sociais!

e-book-impulsionar-vendas-loja

VEJA TAMBÉM

5-dicas-para-fazer-a-gestao-da-sua-loja-e-vender-mais
Fazer a gestão da loja e vender mais é um grande desafio.…
dicas-de-decoracao-de-natal-para-lojas-pequenas
Para atrair mais clientes e incorporar o espírito natalino,…
dicas-para-fazer-a-contabilidade-de-uma-loja-de-forma-correta
Cristiano é dono de uma loja. Ele precisa se preocupar…
5-dicas-para-fazer-a-gestao-da-sua-loja-e-vender-mais
Fazer a gestão da loja e vender mais é um grande desafio.…
dicas-de-decoracao-de-natal-para-lojas-pequenas
Para atrair mais clientes e incorporar o espírito natalino,…
dicas-para-fazer-a-contabilidade-de-uma-loja-de-forma-correta
Cristiano é dono de uma loja. Ele precisa se preocupar…
dicas-para-criar-uma-boa-fachada-de-loja
De um lado, temos aqueles que afirmam que a primeira impressão…