Omnichanel no varejo: entenda como aplicá-lo no seu negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, 9 em cada 10 brasileiros consultam a internet na hora de comprar em uma loja física. Embora muitos ainda não percebam, dados como esse apenas reforçam a importância do omnichanel no varejo!

Se você ainda não sabe como aplicá-lo ao seu negócio, continue lendo e descubra como aproveitar o melhor do omnichanel no varejo!

Afinal, o que é omnichanel?

Antes de colocarmos a mão na massa, é preciso compreender o que realmente significa omnichanel. A simples tradução da palavra já nos dá algumas dicas: enquanto “omni”, do latim, significa “tudo” ou “todos”, a palavra “channel” tem origem inglesa e quer dizer “canal”.

Basicamente, a estratégica omnichanel consiste na integração de vários canais de vendas. A partir da utilização da internet das coisas e da inteligência de dados, o varejista consegue obter informações relevantes, proporcionar ao cliente uma experiência muito mais rica e vender muito mais!

É o que acontece, por exemplo, quando um cliente vai até uma loja física e tem a possibilidade de efetuar a compra por meio do aplicativo da própria loja.

Quais as vantagens proporcionadas pelo omnichanel no varejo?

Inúmeras são as vantagens proporcionadas pelo omnichanel no varejo! Além de reduzir os custos e transmitir mais credibilidade à marca, a integração dos canais de venda facilita a captação de novos clientes, aumenta a conversão, ajuda no controle do estoque, possibilita a coleta de dados estratégicos para o negócio e resulta em clientes muito mais satisfeitos.

Como aplicá-lo ao seu negócio?

O primeiro passo para a aplicação do omnichanel no varejo é entender que o seu foco sempre deve ser o cliente. É ele, afinal, o maior beneficiado por toda e qualquer integração entre os canais de venda.

Igualmente importante é contar com uma equipe preparada para usar as informações coletadas de forma estratégica. A simples alteração no endereço de entrega de uma compra virtual, por exemplo, pode representar uma mudança de endereço e oferecer fortes indícios sobre um aumento ou diminuição do padrão de vida do cliente.

Confira, a seguir, três dicas práticas para começar a aplicar o omnichanel no varejo:

Integração de ações nas diferentes plataformas:

De nada adianta ter vários canais de vendas e não integrá-los de forma inteligente. Para que sua empresa realmente se adapte ao universo omnichanel, as ações em cada plataforma devem ser pensadas de forma conjunta, de modo que a experiência do cliente seja facilitada.

Se o cliente já possui cadastro no site, por exemplo, por que não utilizar essas informações na hora da compra na loja física? Além de munir sua equipe de vendas com dados úteis, o cliente ficará muito mais satisfeito diante da facilidade.

Uso de aplicativos

Os aplicativos são uma verdadeira mão na roda quando o assunto é omnichanel no varejo. Fuja do básico e ofereça aos seus clientes recursos como:

  • realização de compras;
  • canais de comunicação;
  • rastreamento de pedidos;
  • informações sobre lojas mais próximas;
  • oferecimento de cupons e condições especiais.

Instalação de totens nas lojas físicas

Uma boa dica para aplicar o omnichanel no varejo é levar a tecnologia para dentro da sua loja física! A instalação de totens de autosserviço pode ser uma excelente forma de facilitar a compra e aumentar a satisfação dos seus clientes.

Uma boa ideia é oferecer aos clientes já cadastrados a possibilidade de efetuar o pagamento por meio dos totens. Além de reduzir as filas e aumentar a satisfação do consumidor, esse tipo de atitude estreita os laços entre marca e cliente!

Gostou das nossas dicas sobre o omnichanel no varejo? Então, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como encantar e reter clientes no ponto de vendas!

Confira as principais tendências do Mercado de Varejo neste vídeo produzido pela Hiper:

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