O que é e como organizar um fluxo de caixa para sua loja

Toda empresa precisa organizar a movimentação financeira para conseguir planejar investimentos e não se perder em meio a tantos pagamentos por fazer. Para isso, o ideal é preparar um fluxo de caixa bem feito e atualizá-lo constantemente.

Mas o que é fluxo de caixa e como utilizá-lo? Vamos explicar a partir de agora. Confira!

O que é fluxo de caixa?

Estamos falando de uma ferramenta de gestão de contas que é essencial para qualquer negócio manter saudável o seu planejamento financeiro. Na prática, é um controle de todo montante que sai e que entra no seu caixa, devidamente organizado e identificado. Para que funcione corretamente e evite problemas graves no gerenciamento do dinheiro, precisa ser atualizado constantemente e com absoluta exatidão.

Sem conhecer a fundo o que acontece nas finanças, é impossível ter a noção real de lucro e de prejuízo. Ou seja, não ter um fluxo de caixa ou não operar com valores corretos significa que o empresário “está no escuro”, sem saber o que acontece em sua loja.

Como fazer essa organização corretamente?

Para começar, é preciso reforçar que todo movimento de entrada (receita) e saída (despesa) do dinheiro tem que ser registrado, bem como as datas dessas ocorrências. A partir daí, seguem algumas medidas para fazer a implementação de forma simples e rápida.

Determine um período para registro

De acordo com a movimentação no negócio, o caixa pode ser controlado por dia, semana ou mês. Esse período não deverá ser muito longo, pois há o risco de que informações acabem se perdendo no caminho. Sem contar que algumas avaliações precisam ser feitas com mais detalhe. Nesses casos, períodos curtos serão mais úteis.

Identifique despesas e receitas

Essa identificação consiste em nada mais do que classificar as contas entre entrada e saída e dar nome a elas: internet, luz, perda por roubo, perda por validade, aluguel, salários, fornecedores, recebimentos em dinheiro, cheque ou cartão, venda à vista, venda parcelada etc. Uma visão mais específica por meio das contas pode orientar oportunidades de cortar gastos ou de investir.

Avalie o capital de giro

Também chamado de ativo circulante, o capital de giro é o valor que a empresa tem para os custos da operação diária. Sob uma visão mais simples, é o resultado da diferença entre o dinheiro que está no caixa e o volume de contas a pagar. Administrar esse valor é fundamental para suprir não apenas as necessidades já mapeadas, mas também gastos imprevistos. A redução do capital de giro pode acontecer diante de várias situações, como aumento do custo de matéria-prima, queda nas vendas e inadimplência. É aí que está a relevância de uma governança competente sobre esse valor.

Utilize um software de gestão

Alguns gestores começam esses registros em cadernos ou planilhas. Porém, o mais indicado é um software desenvolvido para este fim. Posteriormente, ele auxiliará no levantamento de dados e análises importantes para as tomadas de decisão. As ferramentas de gestão tornam os processos automáticos e isso representa agilidade, produtividade e economia de tempo.

Agora ficou mais claro como a saúde financeira é primordial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Se tudo não estiver em dia, poderá haver prejuízos nos investimentos e gerar dívidas. Organizar o fluxo de caixa é a maneira mais segura de manter o controle necessário para uma gestão bem-sucedida. Lembre-se que as dicas que você acabou de ler podem ajudar a realizar essa tarefa!

Leia também nosso artigo que fala a respeito de vendas e comissões e conheça outra forma muito importante de controle financeiro para seu negócio.

VEJA TAMBÉM

Todo empreendedor sabe que existem diversos relatórios importantes…
nfe-40-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-novo-sistema
O modelo eletrônico de emissão de notas fiscais veio para substituir…
aprenda-aqui-como-cortar-gastos-em-uma-loja
Para que a sua loja se mantenha firme no mercado, os gastos devem…
Todo empreendedor sabe que existem diversos relatórios importantes…
nfe-40-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-novo-sistema
O modelo eletrônico de emissão de notas fiscais veio para substituir…
aprenda-aqui-como-cortar-gastos-em-uma-loja
Para que a sua loja se mantenha firme no mercado, os gastos devem…
aprenda-a-organizar-planilhas-e-relatorios-da-sua-empresa
Você sabe que vida de lojista é um verdadeiro corre-corre,…