Marketing boca a boca: como fazer seu negócio ser reconhecido

Pare um pouco e reflita: você costuma acreditar mais em um anúncio que viu no Facebook ou na opinião daquele seu amigo ou familiar que usou determinado produto? Se você é como a maioria das pessoas, é bem provável que tenha escolhido a segunda opção e acabado de constatar a importância do marketing boca a boca!

Basicamente, essa estratégia consiste em fomentar a disseminação de uma ideia por meio dos seus públicos de interesse. Ou seja: em vez de investir em propagandas, a empresa cria mecanismos que incentivam os seus clientes a falarem bem dos seus produtos ou serviços e, assim, melhorarem a reputação da marca.

Se você já está se perguntando como transformar os seus consumidores em verdadeiros garotos propaganda, calma! Embora não seja uma tarefa simples, existem diversas estratégias que podem ajudar nessa missão. Confira as dicas infalíveis que preparamos!

Tenha um atendimento de excelência

Quem nunca indicou uma empresa a um familiar ou amigo porque se surpreendeu com o atendimento? Embora pareça um tanto óbvio, a verdade é que a excelência do atendimento é um dos principais motivos por trás do marketing boca a boca.

Mas lembre-se: atendimento de excelência não é, simplesmente, fazer o que tem que ser feito! Por isso, não hesite em investir em treinamentos e preparar cada membro da sua equipe. A ideia é que o cliente se sinta único e especial!

Dê voz ao seu cliente

Acredite: muitas vezes, tudo que o cliente deseja é ser ouvido. Se você realmente deseja fomentar o marketing boca a boca na sua empresa, crie canais de comunicação verdadeiramente eficazes e coloque-se à disposição dos seus consumidores.

Uma vez tendo criado tais canais, trabalhe para que a oitiva desse cliente ocorra de forma célere e humanizada, evitando mensagens padronizadas e frias.

Solucione problemas e surpreenda

Às vezes, um cliente insatisfeito vale muito mais do que um cliente indiferente. O motivo? Simples! Cada cliente que tem um problema representa uma chance para surpreender!

Assim, treine os seus funcionários para que solucionem eventuais queixas com brevidade e, sempre que possível, surpreendam aquele que reclama. Por que não enviar um cartão manuscrito e um presente para aquele consumidor que reclamou porque o produto quebrou? Além de posicionar a sua marca como uma empresa preocupada, o cliente certamente comentaria sobre o fato com seus amigos!

Comemore datas especiais

Com um pouco de criatividade e atenção, é possível transformar as datas festivas em excelentes oportunidades para fomentar o marketing boca a boca. Afinal, quem não adoraria receber um “feliz aniversário” da empresa em que consome?

Para que isso aconteça, porém, é essencial que a sua empresa faça uma gestão eficaz das informações relativas a cada cliente. Um simples cadastro já pode ser mais do que suficiente.

Fomente as indicações por meio de promoções

Não tem jeito: as pessoas simplesmente amam descontos e promoções! Por isso, use essa característica a favor do seu negócio e crie estratégias promocionais que fomentem o boca a boca.

Por que não incentivar o cliente a levar um amigo até o ponto de venda em troca de desconto, por exemplo? Quando bem pensadas, estratégias como essa podem virar um verdadeiro fenômeno de vendas, inclusive a partir da utilização da Internet!

Viu só quantas possibilidades existem para fomentar o marketing boca a boca e alavancar o seu negócio? Com um pouco de criatividade e comprometimento, fica fácil transformar os seus clientes nos maiores propagadores da sua marca. Por isso, reúna a sua equipe e reserve já um tempo para pensar nas estratégias que melhor se adequam à sua realidade!

Se gostou das nossas dicas sobre marketing boca a boca, não deixe de conferir o nosso artigo sobre como vender mais! O conteúdo também irá ajudar a sua empresa a chegar ainda mais longe.

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