Quais são as principais qualidades do gerente de loja?

Pare por alguns segundos e pense em alguém que você admira como líder. Agora, liste três qualidades que você acredita serem as principais para ter lembrado desta pessoa. Em média, 70% das qualidades são habilidades e atitudes. O restante é conhecimento. Gerenciar um empreendimento não é uma tarefa fácil; requer uma mistura destes três itens para que alguém seja um gerente de loja e não apenas um chefe.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos as principais habilidades que um bom gerente deve ter e as qualidades de um líder, fundamentais nesse processo. Confira!

Quais são as competências essenciais a um gerente de loja?

Ser rápido para responder demandas

Uma das habilidades mais requisitadas ao gerente é a capacidade de lidar com situações inesperadas e responder rapidamente a essas demandas. O gerente deve antever os problemas que podem acontecer, propondo ações para evitá-los.

No entanto, nem sempre será possível ter controle dos acontecimentos. É então que a inteligência emocional e profissional entra em jogo, auxiliando-o a pensar com clareza mesmo diante de situações extremas.

Ter habilidade de tomar decisões eficazes

Desenvolver a capacidade analítica é muito importante. É por meio dela que o gerente poderá tomar decisões eficazes e que reflitam de maneira positiva no negócio. Ele geralmente baseia suas escolhas em valores e princípios que condizem com a missão da empresa, sempre tentando encontrar o equilíbrio entre uma escolha que favorecerá tanto os colaboradores quanto a empresa em si.

Além disso, o bom gerente não tem medo de compartilhar as suas ideias e sempre consulta outras pessoas da equipe. Afinal, toda decisão tem as suas consequências e é fundamental eliminar as inseguranças que possam existir pelo caminho.

Ter conhecimentos específicos

Mais do que conhecimentos em gestão empresarial, o bom gerente sabe muito sobre o ramo em que atua. Ou seja, o seu aprendizado não se restringe à liderança dos colaboradores.

Por isso, é interessante que o gestor esteja sempre em contato com as novidades do mercado e busque se atualizar sobre o seu ramo em específico. Para isso, ler veículos da área, trocar ideias com outras pessoas que atuam no segmento e participar de congressos e workshops são fundamentais para conseguir desenvolver uma visão mais ampla e melhorar a atuação.

Ficar atento às novidades da tecnologia

Além dos conhecimentos específicos, também é essencial ao gerente estar atento às novidades tecnológicas, pois elas costumam trazer novidades que revolucionam o trabalho dos gestores.

Otimização das ações, maior produtividade dos colaboradores e controle maior sobre os setores da empresa são alguns dos benefícios. Logo, mais do que saber sobre os lançamentos, é necessário aprender a manusear as ferramentas modernas para aplicá-las no ambiente de trabalho.

Saber liderar

Como já falamos, o bom gerente não é aquele que chefia, é aquele que sabe liderar a sua equipe. Isso quer dizer que ele não apenas manda, mas caminha em conjunto com o time, motivando-o sempre a melhorar e atingir o seu máximo potencial.

Destaca-se o gerente que trabalha com afinco, que consegue passar uma imagem confiante para os seus colaboradores e que se mantém presente para ajudá-los, principalmente nas situações difíceis. Por essa razão, é tão importante ter autoconhecimento, ser responsável e ter sede de conhecimento.

Ser organizado e disciplinado

Ter organização e disciplina no trabalho ajuda os gerentes a focar melhor nos resultados desejados. Essas duas habilidades fazem com que os profissionais consigam reunir dados mais consistentes, enumerar os passos do que deve ser feito, saber o tempo de cada ação, bem como fazer com que as coisas de fato aconteçam. Por isso, é muito importante ter clareza sobre os objetivos da empresa para poder alinhá-los com a metodologia de trabalho.

E quais as principais qualidades de um líder?

Quando se percebe que aquilo que se admira em um líder é o que se deve ter em nosso dia a dia para alcançar os objetivos, torna-se mais prático trabalhar as habilidades que precisam de manutenção. Abaixo, trazemos uma lista de atitudes e qualidades que, de modo geral, formam um excelente gerente. Assim, você poderá verificar se já as coloca em prática e perceber quais deverão ser trabalhadas daqui para frente.

  • acompanhar o desenvolvimento de cada um de seus colaboradores e traça planejamento individual para o crescimento de cada um;
  • além de saber ouvir, o líder deve saber reconhecer quando uma ideia é melhor que a sua;
  • propagar uma atitude positiva;
  • ser criativo e agir com proatividade;
  • ser exemplo. Fazer e ensinar a fazer;
  • ser uma pessoa motivadora, que está sempre incentivando sua equipe;
  • fazer críticas construtivas;
  • ter habilidades analíticas para a resolução de problemas e tomada de decisões;
  • ter hábitos de aprendizado e habilidades equilibrados;
  • lembrar que lida com pessoas e que elas possuem sentimentos;
  • ter ótima comunicação oral e escrita;
  • ser perseverante e determinado;
  • ser munido de informação e dividir com sua equipe;
  • dar feedbacks construtivos;
  • desenvolver a resiliência emocional para lidar bem com a pressão;
  • coordenar sua equipe de forma a ensinar o grau de importância da realização de cada tarefa;
  • saber da importância de cada um em sua equipe sem discriminar e/ou ter preferidos;
  • delegar tarefas de forma assertiva;
  • elaborar roteiros de trabalho, sempre de forma que a equipe saiba seu rumo;
  • elogiar e reconhecer um bom funcionário e/ou trabalho;
  • identificar e explorar oportunidades de negócios com foco no cliente;
  • resolver e gerenciar conflitos;
  • ter disposição;
  • tomar decisões em condições de ambiguidade.

Como gerenciar uma loja?

Quando se analisa uma loja, a equipe é o espelho do gerente. Quando temos um gestor comprometido, dedicado e ativo, sua equipe provavelmente terá a mesma atitude. Na loja, normalmente um gerente faz todas as tarefas para que o empreendimento ande sozinho. Mas para isso, precisa estar atento a diversos itens, tais como:

  • clima de loja — se a equipe está motivada e preparada para receber os clientes;
  • controlar horário de trabalho da equipe – saber folgas, faltas etc.;
  • controlar mercadorias – entrada e saída, estoque, trocas, reservas etc.;
  • coordenar a equipe no trabalho de telemarketing;
  • cuidar da loja como extensão de sua casa, ou seja, zelar pelo patrimônio;
  • desenvolver o trabalho de equipe;
  • fazer eventos para aumentar as vendas;
  • fazer relatórios de vendas diariamente, além de verificar durante o dia se sua meta está próxima para ter tempo de reagir e fazer com que a atinja todos os dias;
  • garantir que a parte financeira esteja sempre em ordem;
  • garantir um excelente atendimento a todos os clientes;
  • limpeza;
  • música ambiente – nem muito alta e nem baixa demais;
  • organização – loja, vitrine, estoque, provadores;
  • reconhecer sua equipe a cada final de mês;
  • resolver problemas com os clientes sempre;
  • saber ajudar os vendedores durante a venda;
  • ter uma loja econômica, sem desperdícios;
  • ter as metas diárias expostas;
  • treinar e acompanhar sempre a equipe.

Um gerente de loja eficiente se baseia em hábitos positivos. Primeiramente, é necessário identificar quais as habilidades precisam ser aprimoradas, depois trabalhar em cima de cada uma, ser organizado, administrar seu tempo e, por fim, se perguntar diariamente: o que eu fiz como gerente hoje?

Se você não conseguir lembrar de, pelo menos, dez tarefas que são suas, precisa rever seu dia a dia, delegar e acompanhar mais.

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