Como definir e detectar o perfil ideal para contratar para loja?

Toda empresa sonha em encontrar profissionais competentes e motivados, que se encaixem em sua cultura organizacional. Mas essa não é uma tarefa fácil: para os gestores, construir o perfil ideal para contratar para loja vira um desafio.

As condições atuais do mercado pedem por vendedores e gerentes cada vez mais dinâmicos, bem informados e que realmente vistam a camisa da loja em que trabalham.

No post de hoje apresentamos algumas dicas de como fazer o recrutamento de forma adequada, seguindo o perfil desejado. Confira!

Qual o papel do gestor na definição de um perfil?

Pode parecer absurdo, mas é comum que os próprios recrutadores não saibam o que buscam em um candidato à vaga. Isso acontece, principalmente, pela falta de uma cultura interna bem construída ou pela falta de conhecimento prático a respeito do que ela, de fato, representa.

Assim, por mais que um gestor tente encontrar alguém com experiência, bom relacionamento com os clientes e muita vontade de trabalhar, isso pode não ser suficiente. Também é preciso reconhecer as características específicas do setor, entender a rotina de trabalho da loja e a dinâmica entre os colaboradores.

É por isso que o gestor tem a missão de identificar não somente o candidato mais apto para desempenhar a função, mas também aquele que se adapta melhor ao funcionamento da empresa.

Como saber se um candidato tem o perfil da loja?

Depois de traçado o perfil, é hora de começar a procurar o candidato ideal. Para isso é preciso usar técnicas e métodos adequados, ou seja, a decisão não deve ser feita com base na empatia do gestor pela pessoa entrevistada.

O recrutamento é um momento delicado, que exige perícia e muita paciência. Desta forma, é bom confiar nos profissionais de recursos humanos, sejam eles internos ou terceirizados.

No entanto, independentemente do perfil da sua loja, alguns detalhes podem ajudar:

  • se a vaga é para uma carreira permanente ou de transição;
  • trajetória profissional e pessoal do candidato até ali;
  • afinidade do entrevistado com o que faz;
  • técnicas de vendas adotadas no dia a dia;
  • como agir ao fechar ou não uma venda;
  • o que fazer para manter os clientes.

Quais os métodos mais utilizados pelo RH?

Um dos métodos mais utilizados pela área de recursos humanos na contratação de vendedores é a identificação das características do colaborador mais eficiente do quadro da loja. É claro que as pessoas são diferentes, mas é possível diferenciar as qualidades que o tornam um bom profissional e compará-las com os candidatos.

Outras dicas importantes para a hora da entrevista:

  • peça referências de empregos anteriores para saber como o candidato se portava;
  • pergunte coisas pessoais – sem ser invasivo – como hobbies e preferências, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre ele;
  • verifique como ele interage com outros candidatos e com os funcionários da loja;
  • fale sobre os objetivos e perspectivas do entrevistado para o futuro.

É sempre bom lembrar que isso não significa ter preconceitos, muito pelo contrário. Na hora de traçar um perfil ideal para contratar para loja, é importante se concentrar apenas no que é relevante para os resultados da empresa e a adaptação do candidato à rotina de trabalho.

E aí, gostou do post? Quer descobrir como ter colaboradores mais eficientes? Então, confira algumas informações sobre treinamento de equipe e qual é o melhor para a sua loja.

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