5 dicas para vender mais nas datas sazonais no varejo em 2017

No ciclo do varejo, o calendário não é apenas pensado em meses. As ações de vendas precisam ser consideradas também a partir das datas sazonais, que costumam incrementar a receita do negócio.

Mas não basta apenas conhecer essas datas. É necessário um planejamento estratégico eficiente para aproveitar essas ocasiões tão aguardadas pelo mercado. Aproveite o período para se preparar para vender mais nas datas sazonais no varejo em 2017 com as 5 dicas que selecionamos para você!

1. Invista nas principais datas sazonais no varejo

O varejo costuma investir em ações nas seis principais datas sazonais: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Outra data sazonal que foi recentemente incorporada ao calendário do varejo brasileiro é a Black Friday, na qual muitas pessoas aproveitam os descontos para garantir os presentes de Natal.

Nesses períodos, mesmo em tempos de recessão econômica, o consumidor acaba fazendo algum esforço para não deixar a data passar em branco. Por isso, destaque-se da concorrência, oferecendo os melhores descontos. Essa pode ser a sua oportunidade de conquistar aquele cliente que entra na loja apenas por causa da data sazonal.

2. Antecipe o estoque

Uma das vantagens das ações de vendas voltadas para as datas sazonais no varejo é o fato de que você já sabe de antemão quando elas ocorrem. Assim, você pode se planejar para garantir a reposição do seu estoque em um período de baixa procura e sem correr o risco de algum atraso no fornecimento dos produtos.

3. Conheça o perfil do consumidor nas datas sazonais

Diferentes consumidores exigem diferentes estratégias de vendas. Lembre-se que o consumidor que procura seu negócio das datas sazonais é diferente daquele que vai até a sua loja em outros períodos do ano, e que normalmente compra um produto para si.

No caso das compras em datas sazonais do varejo, geralmente o cliente entra no seu estabelecimento para comprar um presente para outra pessoa. O desafio de atendimento desse perfil de consumidor é duplo: seus vendedores têm a missão de agradar, ao mesmo tempo, o comprador e o presenteado.

Outro detalhe importante é compreender que as pessoas podem querer homenagear em uma data sazonal uma pessoa diferente daquela que normalmente se costuma presentear. Quer um exemplo? No Dia das Mães, o cliente pode querer levar um presente para uma tia ou avó que ajudou a criá-lo ou mesmo o pai solteiro que assumiu também o papel materno.

4. Planeje as estratégias de marketing

Para garantir um maior volume de vendas nas datas sazonais do varejo, você precisa elaborar uma boa estratégia de marketing. O primeiro passo é apresentar suas ofertas ao público. Você pode aproveitar três ações de marketing com os clientes antes, durante e depois das datas sazonais.

A primeira é anunciar via e-mail e nas redes sociais um “Save the Date”, que anuncia ao consumidor uma promoção especial para o período que está por vir. Mais próximo à data, envie uma nova mensagem, dessa vez com o anúncio das ofertas, aproveitando para divulgar também nas redes sociais.

Aproveite o site criado pelo Google, que reúne outras datas sazonais importantes para o varejo e oferece informações úteis para as ações de marketing na internet. Agora, se você quer mesmo se diferenciar da concorrência, crie uma ação após a data sazonal, seja para agradecer a visita do cliente, seja para anunciar a queima de estoque.

5. Capacite sua equipe de vendas

Datas sazonais no varejo aumentam o movimento na sua loja, por isso é importante capacitar a sua equipe de vendas para manter o padrão de atendimento mesmo com um volume maior de clientes. Você sabe que uma boa experiência de compra pode garantir o retorno do consumidor.

Os vendedores precisam dar atenção especial ao cliente, por isso, se você acha que sua equipe não conseguirá atender sozinha os consumidores desses períodos, considere a possibilidade de contratações temporárias.

Gostou das dicas para vender mais durante as datas sazonais no varejo? Não se esqueça também que você precisa cuidar da apresentação da sua loja nesses períodos. Saiba como montar sua vitrine e ofereça ao seu cliente uma ambientação especial com produtos voltados para a data!

VEJA TAMBÉM

dicas-para-decorar-a-vitrine-com-a-cara-do-carnaval
Vitrines são a porta de entrada para os clientes de…
como-vender-pela-internet-x-dicas-para-iniciantes
Vender pela internet está no topo das boas ideias de todos os…
como-melhorar-a-queima-de-estoque-em-lojas-de-roupas
É muito comum que os gestores lancem mão da queima de estoque…
dicas-para-decorar-a-vitrine-com-a-cara-do-carnaval
Vitrines são a porta de entrada para os clientes de…
como-vender-pela-internet-x-dicas-para-iniciantes
Vender pela internet está no topo das boas ideias de todos os…
como-melhorar-a-queima-de-estoque-em-lojas-de-roupas
É muito comum que os gestores lancem mão da queima de estoque…
6-dicas-para-vender-bem-mais-neste-fim-de-ano
O final do ano é um período de grande expectativa para os lojistas,…