Como a interpretação de relatórios ajuda na tomada de decisões?

Se você é empresário, gestor ou administrador, certamente já ficou tentado a ignorar a interpretação de relatórios e realizar escolhas baseadas em sentimentos, sensações e instintos, não é mesmo?

Acontece que manter o controle e aliar o feeling às informações concretas é a melhor maneira de ampliar o número de acertos, já que as decisões serão mais acertadas se houver a compreensão do que realmente ocorre dentro de uma loja.

Ficou curioso? Continue lendo e entenda os porquês!

A função da interpretação de relatórios na tomada de decisões

Para tomar decisões, confrontamos razões. Por exemplo, a dispensa de um colaborador passa pela análise dos motivos favoráveis e desfavoráveis à sua demissão, ou seja, temos razões para julgar de uma forma ou de outra.

Nesse contexto, a interpretação de relatórios afeta justamente os motivos que são levados em conta no momento de uma escolha. Afinal, o relatório traduz a situação concreta da empresa com informações daquilo que, de fato, acontece.

Esse instrumento influencia e ajuda na tomada de decisões com as seguintes vantagens:

  • eliminação de razões ou motivos falsos: por exemplo, quando o gestor pensa que certo produto vende bem e, na verdade, ele é um desastre;
  • confirmação de situações: por exemplo, o gestor suspeita de uma queda de vendas, e ela se confirma com os relatórios;
  • alerta sobre uma questão: por exemplo, quando o relatório contábil evidencia uma crise financeira e, portanto, a loja muda de opinião sobre certo investimento;
  • moderação de uma decisão: por exemplo, quando as informações revelam uma necessidade de ajustar prazos, quantidade de investimentos, estoques e afins, em vez de prosseguir como originalmente fora decidido;
  • revelação de uma oportunidade: por exemplo, quando um relatório demonstra o aumento da demanda por certo tipo de produto;
  • tradução de um processo: por exemplo, com informações relevantes sobre o desenvolvimento de certas atividades;
  • fornecimento de feedbacks: por exemplo, o retorno dos colaboradores ou clientes sobre determinada campanha de incentivos de vendas.

Contudo, para contar com os benefícios da interpretação de relatórios, precisamos produzir uma documentação adequada. Prossiga!

A importância de gerar relatórios eficientes

Uma boa interpretação exige a produção de relatórios eficientes, com total aptidão para transmitir as informações necessárias ao gestor.

Nesse sentido, os dados desse documento devem ser traduzidos para uma linguagem compreensível e de fácil leitura. Afinal, o comandante do barco não é necessariamente um especialista em todas as funções.

Por outro lado, para decisões mais adequadas, é recomendável a produção de relatórios dos mais diversos setores da empresa, como vendas, equipe, contabilidade, finanças, marketing e afins. É como se o retrato de cada setor fosse uma pequena peça do quebra-cabeças, que representa a empresa como um todo.

Por fim, vale ressaltar a tendência de informatização desses relatórios, com a finalidade de automatizar a coleta, a análise e a exposição de informações. Trata-se do meio mais adequado para gerar relatórios com eficiência. Continue!

O papel do software de gestão

Os softwares de gestão são importantes facilitadores da gestão de informações de uma empresa. Inovações, como o Hiper, integram os dados dos principais setores de um estabelecimento comercial, fornecendo relatórios padronizados e de fácil compreensão.

A partir daí, o gestor conhecerá a situação concreta de áreas, como fiscal, vendas, estoque e financeiro.

Esse conjunto de informações em tempo real serve de base para escolhas mais acertadas e, consequentemente, para a melhoria do desempenho do negócio.

Então, agora que você já entende importância da interpretação de relatórios para a tomada de decisão, que tal dar o próximo passo e implementar um software de gestão na sua loja?

Conheça os nossos produtos e inicie seu teste grátis hoje mesmo!

VEJA TAMBÉM

saiba-ja-como-medir-a-saude-financeira-da-sua-empresa
Abrir um negócio não é assim tão difícil, mas é preciso…
5-dicas-para-fazer-consulta-no-serasa-e-evitar-calotes-de-clientes
Vender sempre mais: esse é, sem dúvidas, o desejo de todo empresário.…
qual-e-a-importancia-do-comprovante-de-pagamento
O financeiro de uma empresa é o que a mantém respirando.…
saiba-ja-como-medir-a-saude-financeira-da-sua-empresa
Abrir um negócio não é assim tão difícil, mas é preciso…
5-dicas-para-fazer-consulta-no-serasa-e-evitar-calotes-de-clientes
Vender sempre mais: esse é, sem dúvidas, o desejo de todo empresário.…
qual-e-a-importancia-do-comprovante-de-pagamento
O financeiro de uma empresa é o que a mantém respirando.…
entenda-as-principais-normas-fiscais-e-saiba-ao-que-ficar-atento
No Brasil a tributação é um assunto polêmico, principalmente…