Aprenda a organizar planilhas e relatórios da sua empresa

Você sabe que vida de lojista é um verdadeiro corre-corre, não é? Tudo começa com o desejo de abrir a loja. Depois, já vem aquela bola de neve: o aluguel do ponto, a compra dos produtos, os impostos, a contratação do time de vendas, os concorrentes, os estoques, entre outros.

Se você entende o que estou falando, concordará também que o objetivo principal é um só: vender cada vez mais e melhor. No entanto, para isso, você sente que tem que fazer um verdadeiro malabarismo envolvendo as tarefas diárias, como organizar planilhas e relatórios — e essas tarefas exigem muito tempo.

Para atingir o objetivo de vender mais e melhor, você não pode perder seu precioso tempo com essas tarefas burocráticas. Por isso, mantenha em mente três premissas básicas para ajudá-lo a alcançar o seu objetivo: conhecer o cliente, ser organizado e entender que “tempo é dinheiro”. Quer compreender melhor cada uma delas? Então continue a leitura! Vamos lá!

Você conhece o seu cliente?

Todo vendedor sabe que o momento mais especial é aquele em que o cliente fecha a compra. Até chegar lá, no entanto, é necessário passar pelo chamado ciclo de vendas.

Conhecer seu público-alvo é a primeira etapa do ciclo de vendas e uma tarefa essencial para melhorar seus lucros. Assim, antes de qualquer decisão em relação ao seu cliente, você deve realizar uma pesquisa de mercado. Essa é uma tarefa super simples e você mesmo pode executá-la utilizando formulários on-line.

A pesquisa de mercado minimiza erros no lançamento de produtos, ajuda a melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente e, até mesmo, melhora a disposição dos itens em sua loja.

Mas se você acha que não tem tempo para fazer isso, pois está muito ocupado com os controles do seu estabelecimento, precisa ler o próximo tópico.

Como organizar planilhas e relatórios?

Para um lojista, organizar planilhas e relatórios não é uma tarefa fácil. Mesmo sendo muito importante controlar todos os registros, essa burocracia acaba se perdendo em meio a agitação do dia a dia. A dica é que você escolha uma forma de padronização dos arquivos, que pode ser em ordem temporal, ou seja, criando uma pasta para cada mês e uma pasta para cada ano.

Padronizar os nomes dos arquivos e manter os dados sempre atualizados também ajuda muito na hora do desespero. Mas se você tem a sensação de que perde muito tempo organizando planilhas e relatórios, acredite, existe uma solução!

O movimento chamado popularização da tecnologia incentiva pequenos negócios a utilizarem tecnologias que antes eram destinadas apenas a grandes empresas. Ou seja, é possível que você tenha um sistema de gestão de vendas adequado ao seu tipo de negócio, em que você recebe diariamente as atualizações dos relatórios pelo seu celular. É fácil, prático e moderno, como você, e o melhor: poupa tempo.

Como otimizar o tempo?

Uma das verdades mais ditas no mundo dos negócios é que tempo é dinheiro. Por isso, o tempo de um vendedor deve ser gasto com seu core business, ou seja, com o relacionamento com o cliente.

Enquanto você se ocupa atraindo, conhecendo e fidelizando mais clientes, deixe que o software de gestão de vendas cuide da parte burocrática. A finalidade em adotar um sistema de gestão de vendas é otimizar seu negócio e gerenciá-lo melhor.

Esse sistema o ajudará a controlar os estoques e o fluxo de caixa, além de proporcionar mais flexibilidade e otimizar o seu tempo, pois você poderá receber tudo pelo celular ou tablet.

Agora que você já sabe o segredo de como organizar planilhas e relatórios por meio de um sistema de gestão, não perca mais tempo! Logo você poderá receber o controle diário de suas vendas onde você estiver.

Se sua vida pessoal já acompanha as tecnologias, está na hora de seu negócio acompanhá-las também! Se você se interessou pelo tema e quer mais dicas sobre gestão de vendas, continue a visita ao nosso blog e entenda a maneira ideal de fazer o controle de vendas e comissões!

Assista ao webinar sobre Planejamento Financeiro produzido pela Hiper:

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