Aprenda como usar o LinkedIn para encontrar oportunidades de negócio

O LinkedIn é uma rede social voltada, basicamente, para negócios — lugar em que são discutidos desde temas gerais (como carreira e gestão de pessoas) até assuntos mais específicos da sua área de atuação.

Apesar da sua entrada no Brasil ter ocorrido de forma devagar, a plataforma já conquistou seu espaço: atualmente, mais de 29 milhões de pessoas aprenderam como usar o LinkedIn e possuem um perfil próprio.

Muitas empresas, no entanto, ainda não descobriram como esse pode ser um local propício para a formação de novos negócios, ou não sabem como dar o primeiro passo. Então, se você está vivendo essa situação, separamos aqui alguns conselhos úteis que te ajudarão a melhorar a sua imagem profissional e a da marca que você construiu. Confira!

Dicas práticas sobre como usar o LinkedIn

1. Crie ou atualize o perfil da sua empresa

“Quem não é visto, não é notado” — essa é uma das principais regras do mundo dos negócios. E a explicação é bem simples: se a sua marca não consegue chegar até o consumidor, como ele vai saber que ela existe?

Caso você acredite que o LinkedIn é um canal relevante para se conquistar novos clientes, comece o seu planejamento criando uma página para a sua empresa, com um logo atualizado, explicação do seu negócio e informações de contato. Esse é o primeiro passo para adquirir credibilidade na rede social e chamar a atenção de potenciais parceiros.

2. Poste com frequência em seu perfil pessoal

Uma prática bastante adotada pelos donos de empresas que sabem como usar o LinkedIn é realizar postagens em sua conta pessoal relacionadas ao produto ou serviço oferecido.

Para isso, tente estabelecer uma rotina, nem que seja um post por semana. Dessa forma, é possível atingir um maior número de pessoas e explicar com exemplos reais como o seu negócio funciona.

É importante, contudo, sempre ter cuidado para não publicar algo apenas para dizer que postou.

Quando for pensar na história que você vai escrever, procure por situações que provenham alguma lição a ser aplicada por quem estiver lendo o seu texto. Por exemplo: se as suas vendas ocorrem no ambiente on-line, crie um conteúdo com dicas sobre como vender pela internet.

Também é possível escrever sobre um erro cometido (por exemplo, um erro relacionado ao estoque) e contar sobre as lições que você aprendeu ao resolvê-lo. Com esse tipo de conteúdo, a sua credibilidade na rede só aumenta.

3. Adicione contatos relevantes

Uma das coisas mais legais que as pessoas descobrem ao aprender como usar o LinkedIn é a oportunidade de fazer contatos relevantes no seu meio de atuação. Uma prática que, quem sabe, pode até gerar um negócio no futuro.

Ainda assim, da mesma forma que é preciso ter critério sobre o que postar no seu perfil, é importante ter algum tipo de foco quando for adicionar novos perfis, especialmente de gente que não te conhece.

A melhor maneira de fazer essa aproximação é clicar no botão de solicitação de amizade e, quando a opção de deixar uma mensagem aparecer, usá-la para explicar como você conhece a pessoa e por que gostaria de fazer parte da sua rede.

Dica bônus: participe de grupos!

Os grupos do LinkedIn são uma boa oportunidade tanto para construir a credibilidade da sua empresa como para a apresentação de novos clientes, então, vale a pena procurar por algum que se encaixe dentro do seu trabalho.

A parte chata disso é que muitos grupos são bem parados. Mas, caso você encontre um ativo o bastante, essa é a oportunidade perfeita para entender o que o mercado deseja!

Enfim, com as dicas que apresentamos aqui, tanto a sua presença — enquanto pessoa física — como a da sua empresa estará muito mais fortalecida na rede social. Sem falar na confiabilidade que um perfil com todas as informações completas e atualizado constantemente gera. Ou seja: é uma atitude que só trará vantagens na sua vida!

Então, gostou dessas dicas? Se achar que a leitura valeu a pena, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e ajude seus amigos também a entender como usar o LinkedIn!

Confira as principais tendências do Mercado de Varejo neste vídeo produzido pela Hiper:

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