Aprenda como gerar mais leads interessados em automação comercial

Um dos desafios de qualquer empresa que não lide com o consumidor final é conseguir captar o interesse de futuros clientes. Felizmente, o marketing de conteúdo é uma das alternativas que organizações de segmentos mais nichados, como o mercado de automação comercial, podem recorrer caso tenham dúvidas sobre como gerar mais leads.

Mas, para que esse recurso seja efetivo, é preciso que haja uma ideia bem fundamentada sobre para quem a empresa deseja se comunicar e o tipo de conteúdo que desperta, de fato, a atenção do seu “alvo”. A seguir apresentamos alguns aspectos que precisam ser levados em consideração ao você investir no marketing de conteúdo.

Conheça seu público-alvo

Nenhuma estratégia de captação de leads terá sucesso, se você não souber o perfil (ou perfis) do cliente que adquire seu produto ou serviço. Só dessa forma conseguirá oferecer conteúdo que seja, de fato, relevante e que incentive potenciais consumidores a inserir seus contatos para cadastro.

Realizar pesquisas com empresas que já fazem parte do seu portfólio, de forma a entender suas necessidades e quais tipos de conteúdos elas teriam interesse em consumir, é uma boa tática para se traçar o perfil do usuário que você precisa atingir.

Produza conteúdos de serviço

Conteúdo de serviço é o tipo de texto com informações que ajudam os clientes a entender melhor alguma informação relacionada ao universo do produto que você deseja comercializar.

No caso da automação comercial, por exemplo, uma sugestão seria fazer em seu blog uma postagem sobre os benefícios que esse serviço proporciona às empresas ou um texto explicando como a automação comercial pode ajudar um setor específico do comércio.

Para não correr o risco de ficar sem ideias, defina uma linha editorial para, no mínimo, os próximos seis meses. Algumas pautas podem ser “jogadas” para outros meses, caso necessário. O que não pode ocorrer é não produzir conteúdo por falta de assunto.

Aposte em formatos variados

Não se prenda a textos. Invista em produtos desenvolvidos em outros formatos, como infográficos, vídeos e podcasts, para despertar a atenção do seu público. Variar a forma como a informação é transmitida ajuda a prender a atenção do leitor e permite que mesmo temas mais complexos sejam trabalhados de forma mais leve.

Durante a produção da sua linha editorial, já pense no formato que melhor se encaixe ao tema decidido, procurando sempre fazer um “rodízio” de padrão para entender qual deles agrada mais ao seu consumidor. Com essa informação, será possível fazer conteúdos sob um modelos que contribuam para a geração de leads.

Capriche no Call to Action

O Call to Action é aquele texto localizado no final de cada postagem, indicando uma ação para o leitor (seja assinar uma newsletter, curtir uma página ou ler outro texto). Ao escrevê-lo, é importante passar a mensagem desejada de forma que o parágrafo não fique desprendido do texto, para que o trecho final pareça natural e fluido.

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Neste artigo, apresentamos algumas dicas para o mercado de automação comercial que — esperamos — devem fazer com que você defina uma estratégia de conteúdo adequada o suficiente para conquistar leads de qualidade.

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