5 tendências de consumo no varejo que você precisa conhecer

O mundo muda de tempos em tempos e o comportamento de compra acompanha essas mudanças se reinventando, aderindo a novos conceitos e até mesmo reciclando antigas tendências de consumo.

Com os constantes avanços em tecnologia e a implementação de aspectos como aplicativos mobile, redes sociais, realidade virtual, e-commerce e softwares na vida do consumidor moderno, sua perspectiva sobre o mercado tende a evoluir constantemente.

No artigo de hoje mostraremos algumas das principais tendências de consumo no varejo que se tornarão ainda mais populares nos próximos anos. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

1. Redes sociais

Não é nenhuma novidade que as redes sociais têm conquistado a cada dia mais usuários ao redor do mundo e que estão mudando a forma como as pessoas se comunicam e buscam informações e entretenimento.

Esse fator tem contribuído diretamente com a forte presença das empresas no ambiente digital, levando-as a criarem páginas e contas nas mais variadas redes sociais, com o intuito de expandir seus canais de atendimento e melhorar a sua relação com o cliente.

Por isso, podemos afirmar que as redes sociais são uma tendência de consumo que se tornará cada vez mais forte na vida das pessoas nos próximos anos.

2. Omnichannel

Como afirmamos no tópico anterior, o relacionamento empresa x cliente e as compras no ambiente digital por meio de e-commerce, redes sociais e smartphones tendem a continuar crescendo no decorrer dos próximos anos. Isso significa que as empresas terão cada vez mais canais de atendimento para administrar, não é verdade?

Por isso, a implementação da estratégia omnichannel, que permite a unificação de todos os recursos de comunicação da empresa em um único sistema, terá cada vez mais adesão dos gestores empresariais.

O fato de tal recurso estar se tornando acessível, alinhado à mudança no comportamento do consumidor moderno, tem despertado o interesse de empresários dos mais variados portes e segmentos comerciais.

3. Transparência e qualidade

Você já notou que no mundo das mídias digitais praticamente tudo pode ser avaliado, por meio de curtidas ou negativadas? Todo o conteúdo que está disponível na internet é constantemente classificado pelos usuários.

De forma direta ou indireta, isso acabou colaborando com uma das novas tendências de consumo em que o usuário sabe que tem poder de decisão sobre suas compras e que a sua opinião é importante para as empresas.

Isso significa que, para sobreviver no mercado atual, os empreendimentos estão cada vez mais preocupados em otimizar a qualidade de seus serviços e produtos, pois sabem que  transparência é um dos pré-requisitos a serem bem avaliados pelos clientes.

Além disso, o consumidor moderno está habituado com a interação dinâmica que as redes sociais e os blogs oferecem, com seus comentários respondidos com agilidade. É outro fator que tem contribuído com melhorias no atendimento, já que o cliente atual é muito mais exigente.

4. Mobilidade nos pagamentos

O pagamento por meio de aplicativos de dispositivos móveis como tablets e smartphones já pode ser considerado uma realidade presente na vida de milhões de consumidores.

A versatilidade de poder pesquisar e comparar preços e produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, além do fato de permitir que os usuários realizem suas compras com segurança e praticidade, transforma a mobilidade nos pagamentos em uma das mais fortes tendências de consumo da atualidade.

5. Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade e consumo consciente deixou de ser um diferencial de mercado para se tornar uma ideologia que as empresas devem implementar em seus valores.

Em outras palavras, o comprador moderno espera esse tipo de iniciativa das marcas que consome.

Então, para que as empresas continuem expandindo seus negócios, precisam considerar ideias como:

  • economia colaborativa;
  • princípios de reciclagem de materiais;
  • estratégias de produção pautadas em formas criativas de reduzir o desperdício de recursos.

Essas são as tendências de consumo que integrarão o setor do varejo nos próximos anos. Para manter a empresa competitiva, considere implementá-las em seu planejamento de negócios.

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