Gestão de Time

5 treinamentos de equipe: qual é o melhor para sua loja? 

Confira como desenvolver os funcionários e melhore os resultados na sua loja o ano inteiro.

PUBLICADO EM 17 DE outubro DE 2023 5 minutos de leitura

Promover treinamentos de equipe é fundamental para manter todas as pessoas alinhadas com os objetivos da empresa. Afinal, com o dia a dia corrido da loja, é comum que a gente vá esquecendo quais são as prioridades, qual é a política em caso de insatisfação do cliente, etc. 

Existe uma frase de Claus Moser, grande estatístico britânico, que pode ilustrar como nenhuma outra a importância dos treinamentos em uma organização. 

“Educação custa dinheiro, mas, da mesma forma, custa dinheiro a ignorância.” 

Sim, você sempre possui a opção de não investir em capacitação, mas correrá o risco de perder em produtividade e qualidade.  

É preciso esquecer, de uma vez por todas, a ideia de que cursos e treinamentos são apenas custos. Na verdade, devemos encarar esse tipo de atividade como um investimento. Afinal, como em qualquer aplicação financeira, o gestor perceberá os resultados a longo prazo. Claro que, para ter sucesso nesse tipo de ação, é preciso escolher as estratégias e abordagens certas, focadas na sua equipe e nos seus objetivos. 

Neste post, você vai conferir 5 tipos de treinamentos para capacitação de equipe que podem ser implementados na sua empresa. Boa leitura! 

1. Palestras de colaboradores 

As palestras representam uma maneira de inspirar os colaboradores a partir de um ponto de vista mais especializado. Mas, antes de procurar prestadores de serviços e palestrantes externamente, que tal olhar um pouco para o próprio quintal? Sim, na sua própria empresa pode haver talentos com grandes conhecimentos. Eles podem compartilhar suas experiências com todos os colegas, em uma forma muito barata, inclusive, de se conseguir realizar um treinamento. 

A palestra de colaboradores pode ocorrer a partir de várias situações, como, por exemplo, quando o profissional realiza um curso externo ou simplesmente possui um bom tempo de casa, sendo capaz de transmitir a cultura da empresa e os processos detalhadamente. 

Além de passar o conhecimento para o resto da equipe, a palestra também funciona como uma forma de prestigiar o colaborador palestrante, uma vez que reconhece seu desempenho. 

2. Cursos presenciais e on-line 

Claro que em alguns casos é importante procurar o know-how externo, até porque a empresa pode ficar viciada na sua própria realidade. Além disso, sempre que mudanças são realizadas, como a implementação de um novo software de gestão, por exemplo, é importante realizar esse tipo de treinamento para que se possa aproveitar ao máximo as novas ferramentas. 

Os cursos presenciais podem ocorrer dentro e fora da empresa, dependendo do orçamento e da disponibilidade do fornecedor. Além disso, hoje temos também os treinamentos on-line que normalmente são mais em conta e mais fáceis de encaixar na rotina. No entanto, nem todas as pessoas conseguem se adaptar a este modelo e podem apresentar um nível de absorção do conhecimento menor. 

3. Rodízio de papéis 

Existe uma outra forma bastante curiosa de treinamento conhecida por rodízio de papéis. Ela tem um funcionamento simples: os colaboradores passam por experiências em diferentes setores da empresa, para conhecer profundamente a sua rotina. Assim, fica muito mais fácil administrar as equipes, afinal, em casos de urgências ou desfalques, é possível manejar os profissionais sem muito transtornos. 

Esse tipo de treinamento é frequente em programas de trainee, em que os jovens talentos passam por experiências em diferentes áreas para descobrir quais são suas preferências e habilidades. No entanto, você pode pensar nesse desenvolvimento coletivo também numa forma de integrar diferentes áreas. Além disso, após conhecer toda a empresa, fica muito mais fácil para os talentos assumirem cargos de liderança.  

4. Grupos de estudos 

Esse tipo de treinamento é muito recomendado quando a empresa lida com projetos. Os grupos de estudos acontecem quando a empresa precisa assimilar algum conhecimento que não possui para desenvolver um novo projeto, seja um novo produto ou serviço, ou, simplesmente, atender um cliente que possua desafios peculiares. 

A pesquisa é a principal ferramenta usada nesse tipo de capacitação, que deve envolver todos os colaboradores que possuem relação direta com o novo projeto desenvolvido pela empresa. Para ter resultados, o grupo de estudos precisa ter um objetivo bem definido e um responsável pela entrega.  

Dos treinamentos de equipe, esse provavelmente é o mais barato, mas também requer atenção, foco, e principalmente, tempo. 

5. Programa de mentoria 

Por fim, temos ainda o programa de mentoria, muito similar ao nosso primeiro tipo de treinamento, por usar os profissionais da própria empresa. A diferença, nesse caso, é que a palestra é um evento isolado, que tem data para acontecer. A mentoria, por outro lado, é uma atividade permanente: os colaboradores mais experientes devem monitorar e passar feedbacks constantes para os novos. 

Na verdade, esse tipo de treinamento deveria ser uma obrigação nas empresas, pois é uma forma muito eficiente de sempre reciclar o conteúdo e o conhecimento já adquirido pela organização entre os colaboradores. Além de preparar a equipe, ajuda a preservar a cultura corporativa e os valores da organização. 

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